Coluna Daniel Lacerda

Olá! Sou Daniel Lacerda, colunista do blog. Aqui você poderá ler e comentar sobre os textos de opinião que escreverei. Os textos são baseados nos temas solicitados por vocês caros Leitores. Sintam-se a vontade para criticar e elogiar-Comentários poderão ser enviados para meu orkut, sigam o link: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fpp&uid=3344910295919420434


Terça, 12 de Julho de 2011


Fazer a diferença


    Olhando a rua, lendo e buscando, surgiu a vontade de escrever. Escrever em uma manhã de terça, terça essa que lembra férias, movimento parado na rua. Hoje não escrevo apenas por digitar, mais sim, para expressar uma revolta que venho tendo, que gostaria de compartilhar.
    Desde a última quarta-feira, dia 06, os jornais aqui do estado do Tocantins vem noticiando o caso de uma criança que aguardava vaga em um dos meros 11 leitos de UTI pediátrica do estado. Sim, meros 11 leitos, que segundo o Ministério da saúde é a média correta para o estado. Resultado: a criança faleceu nessa segunda-feira. 
    Assistindo ao jornal Anhanguera 2º edição dessa segunda, a crise de náuseas me controlava. Após a reportagem sobre o falecimento citado, seguiu-se uma matéria sobre um esquema de corrupção envolvendo um ex-governador e uma desembargadora do TJ-TO, afastada do cargo. Incrível como a conversa era aberta, e os acordos ilícitos sem nenhuma vergonha eram abordados. 
    Algum leitor pode até questionar o Portal, dizendo que nossos temas são evangélicos, e o que esse assunto tem a ver. Sim irmãos, temos cunho Cristão e temática evangélica, mas esse texto é um desabafo de um cidadão, que tristemente vê uma sociedade doente, que aos poucos se contamina com falhas encobertas pela beleza ou pelo dinheiro.
   Somos bombardeados por informações cotidianas, nos ditando regras de uma sociedade quase morta. Temos igrejas doentes, com irmãos que se rendem aos desejos mundanos, e acabam se tornando pessoas piores do que cidadãos mal vistos pela sociedade. Outros, são pessoas que vivem com máscaras e dependendo da situação, colocam a mais apropriada. Criou-se uma maneira em que nós não devemos nos encaixar na vontade do Senhor; A onda é: Deus tem que se encaixar na minha vontade.
   O Senhor nos adverte sobre isso em sua palavra nos dizendo que deixemos o joio crescer junto ao trigo, e que nos fins dos tempos haverá a separação (Mateus 13:24). A igreja é o corpo de Cristo, e ninguém deve deixá-lo por erros de algumas pessoas. 
    Temos que parar para pensar o que estamos sendo para as outras pessoas. Será que estamos fazendo alguém sofrer por atos mesquinhos que cometemos sem perceber? Será que o idealismo da juventude foi substituído pela estética da beleza que vem sendo pregada? 

Sábado, noite de 25 de Junho de 2011


A Arte de não se contaminar


   A arte de escrever é uma arte milenar, que é expressada das mais diversas maneiras. Uns com poesia, outros com prosa, até mesmo em quadrinhos. Contar uma história é coisa que faz bem até para a mente; o que é meu caso, que de quebra conto histórias da minha mente, que na realidade são conversas que acabam sendo compartilhadas por outras mentes, não que eu ás tente manipular, mas sim com a intenção que todos nós aprendamos juntos.
   Bem, artes e mentes à parte, hoje escrevo por um pedido mais que especial. Uma pessoa muito querida chamada Ihana, da qual admiro muito as idéias, andou filosofando nos últimos dias sobre um assunto, e pediu para que seu pensamento fosse exposto no nosso portal. Essa garota questionou a questão da "manipulação mundana", e como as pessoas gostam de criticar quem tem outro campo de pensamento. Ela é Cristã e evangélica, estilo do qual também faço parte. Como o mundo te influencia é o nosso tema de hoje.
  Muitos historiadores tem teses sobre como foi o surgimento da sociedade. Engels, inventor da teoria comunista juntamente com Karl Marx, acreditou que a família foi formada a partir da idéia de consumo, onde o pai que liderava a casa e queria comandar seu "clã" a partir de seus bens materiais. Com base na história bíblica e arqueológica, sabemos que esta questão está muito além. Nosso rítimo social é muito mais antigo que poucos séculos e a personalidade do ser humano vem antes até mesmo da sua própria formação com outros indivíduos. 
  Mas onde eu quero chegar com essa conversa sobre sociedade, é o ponto chave da questão. A sociedade participativa e decisiva em uma população, é formada por pessoas que um dia foram jovens, ou seja, as pessoas que tem poder de decisão em uma cidade ou estado, ou até mesmo países, são pessoas que um dia foram jovens. Sim, pessoas que um dia nasceram, fizeram todas travessuras que uma criança faz, aprontaram todas as barbaridades que a maioria dos jovens aprontam, se aperfeiçoaram e se tornaram profissionais como a maioria das pessoas se tornam. As pessoas das quais elas se apegaram, conheceram e conviveram, são as pessoas responsáveis pela personalidade que elas assumiram. 
   Até outro dia estava conversando com um amigo e ele me perguntou se eu achava que a questão de uma pessoa ser gay, era uma questão física ou psicológica. E respondi que não entendia muito dessa área psquiátrica, mas o que os cientistas tem dito até hoje, pode ser ilustrado pela seguinte história: Você pode colocar um homem para nascer e se desenvolver sozinho dentro de uma caverna, sem contato com o mundo exterior e com outras pessoas, e quando ele já estiver crescido, colocar outro homem dentro dessa caverna. Extintivamente ele brigará com esse homem, pois ele está no estágio chamado "selvagem". Mas se você colocar uma garota dentro dessa caverna, também extintivamente, ele irá gostar dela e querer se relacionar com ela. Isso é provado através da física, biologia, psicologia e muitas outras áreas do conhecimento. 
   Essa pequena história contada dentro do ramo neurológico, serve para ilustrar o quanto as pessoas são manipuláveis. E o quanto temos capacidade de julgar pessoas diferentes de nós. A questão sobre opinião sexual não é uma crítica para com essas pessoas, mas através dela tenho a intenção de compartilhar com os leitores, uma tese interessante que está circulando através de pessoas que tem conhecimento científico sobre o assunto que está tão comentado, provando que o homem foi feito para ficar com a mulher, e não da maneira que está sendo inventada.
   Pena que ainda muitas pessoas não tem esse domínio mental caros leitores. Um jovem que cresceu e aprendeu que beber é "coisa de homem", e "pegar a mulherada" é coisa de gente bacana, critica bastante outro jovem que cresceu e decidiu ir pelos caminhos Cristãos. Já foi rotulado pela sociedade o que é uma pessoa legal, e o que é uma pessoa chata. Forte são os que conseguem sair deste marasmo. Fácil é acreditar no que se pode ver, mais fortes são os que buscam novos horizontes. 
   






Sexta, 03 de Junho de 2011


Tempo para seu tempo
Por Daniel Lacerda


   De volta a labuta que me compreende, a de usar letras para expressar os sentimentos que passam o dia a me rodear. Pena que para com as pessoas, ou melhor, pessoalmente não consiga falar todas  essas idéias. Ossos do ofício apenas.
   Como é de praxe, o portal CsB segue com sua ideologia. A de escrever  textos conforme a solicitação de seus leitores, muitos destes, que chegam sem bandeira alguma, ou muitas vezes com  bandeiras diferentes, e se juntam para bater um bom papo. Apesar de nossa bandeira ser o nosso Deus acima de tudo, não impede que uma boa conversa seja formada com quem pensa diferente. Daí o nosso projeto de vida. 
   Bem, sem mais entrelinhas, o tema de hoje foi solicitado por uma garota super especial, que conheci há um bom tempo, em que ainda tinha as velhas opiniões sem sentido que necessitavam de um rumo para seguir. Essa garota é inteligente e batalhadora, guerreira de oração que dedicava noites orando por mim ao Senhor. Patrícia é o seu nome.  Dia do namorados, o tema.
  Não sei se a sociedade em que estou em contato sabe dizer claramente o que é o amor entre dois namorados, sejam jovens ou mais maduros. Não sei se a sociedade em sí, entende o que é amar alguém. São valores que tentamos buscar, mais o nosso corriqueiro dia-a-dia, não parece deixar-nos ver. E isso vai ofuscando nossa visão para momentos mais felizes, em que podemos ter mais contato com quem gostamos de verdade. 
  Não vemos os namoros de hoje, como é nos dito que eram os namoros de outrora. Rapazes que se importavam com as garotas, e que tinham total respeito para com aquela pessoa. Garotas que respeitavam suas famílias, e que se importavam como eram vistas pela sociedade. Perdeu-se a noção dos limites da diferença entre carinho e falta de respeito.
   Meninas são influenciadas precocemente a passar por momentos afetivos, para os quais elas não estão preparadas. E isso se reverte em adolescentes frustradas por corpos mais desenvolvidos e homens mais experientes, que resultará em mulheres sem perspectiva de um futuro, e que muitas vezes se tornam mães e dona de casa sem estudo e desinformadas, por falta de opção ou mesmo por comodismo.
   Não nos deixemos ser levados por essa maré! Temos de viver sim, mais que seja para não se arrepender mais tarde. Que nós possamos passar dias especiais com quem gostamos, em conversas agradáveis, e que essas pessoas acima de tudo nos respeitem! Respeitemos o que nós somos, e respeitemos nossos parceiros como a nós mesmos. Que o amor possa crescer naturalmente, e que seja tudo à seu tempo. Ninguém tem que nos dizer o que temos que fazer por que todos andam fazendo. Temos o direito de nos dar valor.
   Talvez não seja a melhor pessoa para falar sobre esse assunto. Mas sei que um mundo que se respeita e se ama, pode ser um mundo mais feliz.
   
   


Domingo, 15 de Maio de 2011


Redação feita para avaliação do professor Caetano mondadori.
Por Daniel Lacerda
Tema: Rádio


Biografia de um ouvinte brasileiro


   Curiosa a história de um aparelho que de lindas canções de gosto apurado da classe mais alta, se transformou em animação do samba da lage em fim de semana.
   O contexto histórico do aparelho nos traz ao tempo da "máquina" clássica. Cheio de válvulas, parte externa em mogno, charme a pura vista. Canções em crítica aos aristocrátas, tudo em bom humor misturado ao bom gosto, juntava-se a radionovela da tarde,em que a dona de casa sonhava após o chá das cinco.
   Se por um lado sentíamos prazer em belas horas de programação, por outro lado, tínhamos a obrigação de ouvir notícias da "boa pátria" em que víviamos. Aquele mesmo aparelho de mogno, nos contava sobre como nosso bravo exército acabava com os cruéis comunistas no araguaia, e com os "arruaceiros religiosos" no canudos, região nordestina em que pouco se ouvia falar.
   Bem vivida essa pequena caixa, que nos contou grande parte da história nacional, entre mudanças presidenciais, ínicio e fim de uma era de opressão, e vitória de uma mulher para liderar.
   Só que aquele rádio que outrora nos fazia chorar e sorrir, não é o mesmo rádio das canções de agora. Pena para nós, que tínhamos uma censura implacável em barrar a entrada de letras de crítica social em mensagens subliminares de anseio pela liberdade, ver se transformar em uma censura fracassada em impedir que letras de obcenidade e prostituição, entrem todos os dias nos lares brasileiros.



Sociedade Alternada



Olá. Mais uma vez estou aqui, em mais um texto de opinião. Nosso Senhor nos abençoou com uma bela equipe aqui no portal, com pessoas que realmente estão surpreendendo. Isso é muito bom em uma equipe, que não se denomina "alto-capacitada", mas sim, disposta à aprender.

Enfim, noite de sábado, após um dia cheio de trabalho pela manhã e aula pela tarde, cresce assim a vontade de escrever um texto. O bom é saber que tenho pessoas que compartilham muitas idéias, e com isso, o desabafo vira opinião, que em consequência, se transforma em novas filosofias. Que bom é esse ciclo!
Bem amigos, não resisti a vontade escrever um texto sobre o assunto mais comentado dessa semana: Jair Bolsonaro. Todos os jornais do país estão citando trechos sobre a entrevista concedida ao programa CQC, da band, onde Bolsonaro, respondeu o público que queria saber mais sobre sua conduta referente á sociedade. Acreditem, foi surpreendente, no final do texto estará o link do vídeo completo.
Depois de um show de perguntas sobre homosexualidade e racismo, Preta Gil faz uma pergunta ao deputado: "O que o senhor faria se seu filho se apaixonasse por uma negra?" A resposta de Bolsonaro foi arrepiante. Ele responde: "Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja, não corro este risco, e meus filhos foram muito bem educados, e não viveram em um ambiente, como lamentavelmente é o seu".
Viram só o peso desta resposta? Eu particularmente acredito que Bolsonaro se confundiu, e não quis dizer para Preta Gil, que pessoas negras são promiscuas. Pelo menos espero que tenha havido essa confusão.
Mais afinal, como estão agindo as pessoas de nossa sociedade atual? Será que Bolsonaro é um antiquado-racista-homofóbico que não deveria estar vivendo nessa sociedade, ou é um pregador da moral e dos bons costumes?
Particularmente, compartilho muitas idéias com Bolsonaro, e outras, repudio. Tenho convicção, que além de pregarmos para as crianças que preconceito contra gays é errado, deveríamos ensinar também, que ser homosexual, não é uma coisa legal. Hoje, vemos gays que fazem papéis de comediantes na Tv, e que remetem piadas de mal gosto, em todo lugar. Está se formando um novo modelo de sociedade que não tem bases familiares. Deveríamos nos preocupar em restaurar o ambiente da família, em que a criança se desenvolve, e não criar um ambiente alternativo, onde não temos a figura de pai e mãe. Temos visto crianças, que acham normal tal atitude, e até acham legal. Já imaginou onde iria parar uma sociedade assim? Prefiro não imaginar.
Outra idéia compartilhada, é a questão das cotas. Porque negros são diferentes de brancos, e tem privilégios, que na verdade, os afastam das outras pessoas. Negros tem todo o direito de educação, assim como os brancos. Se for assim, vamos tirar os filhos de políticos da escola particular, e tanto negros, como brancos, tanto pobres como ricos, estudariam em escolas públicas. Tenho certeza que a qualidade educacional brasileira seria bem diferente.
Racismo e homofobia tem que acabar sim! Mas primeiro, temos que ter um bom senso geral, de que todos devemos nos respeitar. Mulheres pousando nuas, e gays fazendo papéis de comédia em novelinha das oito, não simboliza protesto algum! Não vejo outro modo de sociedade e de família feliz, do que o modelo que o Senhor nos deixou.
Vídeo da entrevista completa:
http://www.youtube.com/watch?v=UrLpLXe-q08





Vou não, posso não, meu bom senso não deixa não!

Por Daniel Lacerda

Boa noite! Como estou feliz esta noite, afinal essa aparência do blog ficou showdemais! Acreditem, não é porque sou eu, mais gostei muito mesmo. rs
O dia de hoje me trouxe muitas alegrias. Não só pela renovada da página, mais por muitos outros fatores. Antes de explicar, gostaria de pedir perdão a um amigo "professor de gramática de plantão"- A questão da falta de parágrafos nos textos do blog. É uma configuração do próprio Blogspot, nosso hospedeiro, que se recusa a mudar. É bom deixar isso claro, me incomoda também ler textos sem parágrafos.
Mas bem, deixando os parágrafos de lado, uma das coisas que me deixou muito feliz nesse dia, foi o interesse de um amigo por um comentário aqui no blog. E como esse sincero comunicador web serve como expositor de opiniões, vai lá o texto. O assunto é: "carnaval".
carnaval, ou "vale da carne" segundo historiadores, é uma época festiva, marcada pelas danças sensuais, e os trajes que chamam para diversão. A festa é tão bem recebida pelos brasileiros que chega a ser feriado nacional. Na prática, o ano só "começa" mesmo depois do carnaval.
Tudo bem até aí. Mas o que eu fico mesmo indignado e enfurecido, é quando a mídiacoloca na cabeça das pessoas, que o carnaval se resume a isso. Isso mesmo, nos dizem em jornais que o carnaval é a época da diversão, que pode-se fazer o que bem entender. São músicas de letras que vão desde: "chupe, chupe, chupe", até "minha mulher não deixa não", além de outras que não me atrevo citar.
Nos dizem em jornais, que o sistema de policiamento irá fazer toda a segurança para os foliões. O engraçado é que em um assalto perto de minha casa, o cidadão teve de esperar inacreditáveis 30 minutos para a chegada de uma viatura. Além da questão da disponibilidade de ambulâncias para bêbados e demais desocupados. Nada contra, só porque fico em dúvida quando vejo algum acidente na rua, e se um cidadão liga por socorro, é dito que "não temos frota para socorro no momento".
Sabe como foi a propaganda sobre camisinha este ano na rede globo? Em horário nobre, uma moça e um rapaz que se conhecem no carnaval, falam frases ditas na hora da relação, que se segue por ela entregando um preservativo para ele. Como um pai de família explica esta situação para seus filhos?
O dinheiro gasto com o evento e suas atribuições, é altíssimo. Só o Rio de Janeiro gastou cerca de 9 milhões neste ano de 2011. Aí eu pergunto: E as questões das chuvas do Rio, as casas em encostas que não são removidas, os planos para reconstrução de cidades que não são lançados.
Só com o que é gasto em todos os estados, teria-se condição de construir cerca de 5 novas escolas técnicas em todo o país.
Não! Chega de cara-de-pau da imprensa em divulgar que o carnaval serve de renda para alguém. Só quem ganha com isso são os baianos que fazem suas letras "adestra-macaco", e os donos de blocos que vendem abadás por preços absurdos.
Todos os dias, todos mesmo, sonho com um Brasil diferente. Um Brasil que não seja conhecido como o país do "tudo pode". Que não seja mundialmente conhecido como o país das mulheres que fazem o que você quiser se pagar bem. Mas que seja reconhecido por outras coisas, como educação, moradia, saúde e segurança. Não é adestrando as pessoas assim que se faz um lugar melhor.



Veja: Isto é uma ordem!

Título agressivo. Mas todos os dias a editora abril entrega uma revista com esse título e nos dá essa ordem.

Por Daniel Lacerda

Eu e minha péssima mania de ler a Veja. Por mais que tente ficar longe, com medo de contágio, me atraio por suas tolices direitistas, coisa que a revista faz da melhor maneira possível.
Muitas vezes tenho deixado claro aqui no blog que sou da esquerda. Não que a opinião que os outros formem em relação a isso me incomode, pois o blog preza pela conversa, e não pela "bandeira". Mas é a resposta a uma pergunta que vez ou outra me fazem.
Independentemente de ser da esquerda, ou ser da direita, ou ser cristão, ou ser Darwinista, quem tem a responsabilidade da informação é um jornalista! E isso reflete imparcialidade total da notícia, sendo que quem tem que formar e comentar sua opinião em relação ao assunto é o leitor, não quem está transmitindo a notícia! Não sejamos radicais, todos tem direito de opinião, o relator pode dar a sua, como muitas vezes faço aqui. Agora, a partir do momento em que se quer manipular os outros com suas idéias, e para isso me refugio em um jornal, que modifica toda a sua estrutura para derrubar um ideal, aí sim a coisa está errada!
Reinaldo Azevedo, escritor do blog político mais acessado do país, todos os dias tem matérias difamando severamente a imagem dos componentes do governo Pt. Não como críticas que apontam erros de governo, mais críticas que transformam seu blog em uma piada contra os pobres.
Os menos favorecidos ao lerem o blog de azevedo, e os demais conteúdos da Veja, se sentem como idiotas, que estão cometendo um erro ao comerem melhor com as melhorias que o governo Lula fez. Os nomes são dos mais variados, desde "Petralhas", em se tratando do Pt, até marionetes, se tratando do povo.
Não estou aqui para defender o governo Petista, sendo que aprovo muitos de seus aspectos, e por outro lado reprovo bastante seus novos ideais, principalmente o PMDB como sua base de apoio; a família Sarney e Temer não são pessoas que me agradam. O que quero dizer, é que temos que adotar um jornalismo que abra a visão do cidadão, principalmente dos jovens em formação intelectual. Chega de nos colocar idéias de que "nunca na história desse país, blá, blá, blá...". E chega de nos dizer que o capitalismo é o correto, e que faculdade é coisa de rico, coisa que os amiguinhos da Veja, os ditos urubu-tucanos, nos disseram tantos anos!