quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bravo povo Carioca; Brava gente negra...

Tarde de quinta-feira, 25 de Novembro de 2010
Por Daniel Lacerda

É em ritmo de preocupação que o blog se apresenta hoje. Primeiro, preocupação pelas tantas vítimas que tem se formado nas últimas horas no estado do Rio de Janeiro. E segundo porque sabemos os motivos que as causam, e porque justamente agora.
Por centenas de anos, as comunidades afro-descendentes tem feito como moradia os vários morros situados na capital carioca, e em tantas outras Brasil afora. Após um período marcado por escravidão, onde o negro era tratado como animal, proibido até mesmo de exercer suas atividades religiosas, incluindo até mesmo a proibição de entrar em igrejas, teve que ir se afastando das outras raças. Com um sistema tão desorganizado como o de escravidão, não tiveram uma solução viável para acomodação e moradia do povo negro após sua libertação. Nas metrópoles, povoaram os lugares mais longes, desprovido de saneamento, qualidade de vida, alimentação digna. No nordeste, enfrentaram guerras para possuir terras, das quais muitos vieram a morrer devido a grande falta de chuva. Era assim a parte da história que ninguém lembra quando se fala em abolição.
Os tempos mudaram e tudo se tornou um museu de grandes novidades. O consumo de drogas e a marginalização dos filhos desses abolidos era iminente. Aos poucos as conhecidas favelas estavam se tornando um grande centro de diversão por drogados, e de violência pelos de paz.
O que vai ser desse povo que está em meio aos conflitos não causados por eles, mas por erros do sistema? Isso eu falo tanto dos policiais, quanto traficantes. E como será a vida de um trabalhador que no fim do dia não consegue chegar em casa devido aos tiroteios?
Bandidos que não tem consciência, que estão em uma briga sem motivos e que não sabem porque assumiram. E um governo incapaz de ter idéias que se encaixem nos fatos.



3 comentários:

  1. Pois é meu amigo Daniel. O Brasil inteiro está comovido com esse episódio marcante no Rio de Janeiro. Traficantes sendo expulsos e uma sensação de que a paz agora vai reinar na região. O problema é que a reação bélica da policia militar não é suficiente. A violência tem raízes históricas, e uma das formas mais eficazes de se acabar com ela é através da educação e inclusão social. Favela também tem gente de bem.

    Parabéns pelo novo visual do Blog. Está bem mais suave e publicitariamente agradável! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito q sempre e hora para se mobilizar !
    entao se só agora a policia fez algo!
    melhor assim !
    do q deixar as coisas aconteserem e nao fazer nada !
    eu acredito q a realidade do rio uma hora cheguei msm q demore!
    uma coisa e certa temos q fazer nossa parte !
    flww
    doidao !!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, boa tarde querido Daniel!
    o ruim é que as transições históricas não ficam por muito tempo registrados na memória de muitos. E por motivo trágico as pessoas não criticam os fatos acontecidos... falam, falam,e termina todos no meio desta zona de violência. Precisamos amadurecer nossas mentes. Lutar por nossos direitos! Um abraço saudoso Lacerda.

    ResponderExcluir