sábado, 6 de novembro de 2010

Dia de Enem

Por Daniel Lacerda
Noite de sábado, 06 de Novembro de 2010

Boa noite à todos. Hoje foi um dia movimentado em todas as cidades do país, principalmente para os estudantes. Foi dia de ENEM!
Tive a ótima oportunidade de ter feito a prova. Muito gratificante a sensação de tal exame, pois muito me impulsiona as competições. A inciativa de governo desse exame tem um admirável papel de aproximar a massa estudantil das universidades particulares e também os sistemas de educação federais.
Em meio aos demais estudantes que também estão em fase de conclusão de grau secundário, ouvi muitas opiniões, coisa que o blog gosta muito;dentre elas elogios e críticas.
Elogios foram muitos, relacionados a bolsas e demais oportunidades, sendo que são muitas, e as vantagens são enormes proporcionalmente ao nível da prova.
Agora críticas também são muitas, relacionadas de maneira geral, com o sistema de ensino que o Brasil oferece. Apontarei alguns pontos que o leitor poderá concordar ou discordar nos comentários.
Um ponto em que tive que concordar com os estudantes foi a questão da maneira que o país encara a profissionalização do jovem. Como eu e outros tantos, temos jovens que passam o dia inteiro trabalhando, e no fim do dia tem de estar em sala de aula, com toda certeza muito cançados, e sem um pingo de vontade de prestar atenção no professor. Não quero dizer que isto é ruim em questão de desenvolvimento pessoal, mas poderia ser feito de uma outra forma.
Se o estado em geral, prestasse atenção na pequena criança que está começando sua vida, sobre o que ela gosta de fazer, em que se diverte e o que aprende com mais facilidade, e assim, investisse naquele pequeno cidadão, dando opurtunidade pra que ele desenvolva sua mentalidade e construa sua personalidade de maneira saudável e afastada das coisas ruins que o mundo oferece, poderíamos sim ter melhores profissionais, que trabalhassem com mais alegria e satisfação.
Isso sim seria oportunidade aos menores. Não adianta darmos esmolas chamadas "bolsas" ao povo. É mais fácil construir uma sociedade com educação, do que reformá-la com
políticas públicas de longo período para geração de resultados.
O ENEM da forma que está, juntamente com o PROUNI, já é um grande começo. Mas cabe a nós estudantes a cobrança para uma nova forma de sociedade, baseada na educação como construção de um novo tempo.

6 comentários:

  1. poxa o mundo poderia ser melhor p/ o estudante vou orar epedir adeus para bons políticos prestar atencao nessa questao.

    ResponderExcluir
  2. Pois eu só tenho críticas a esse novo modelo de ENEM. Já fiz uns dez ENEMs,falo com propriedade de vetereno desse certame, que antes era muito mais prazeroso de fazer, em apenas um dia tinhamos uma prova com 63 questões bem dinâmicas, que fazia com que a avaliação levasse relmente em conta o lado subjetivo do candidatto, embora as questões fossem de multiplas escolhas também. Agora, está muito tediante, o ENEM virou um grande vestibular e o que antes era pro povão, uma forma de garantir a entrada do pobres em uma universidade, agora é todo mundo brigando com todo mundo, é uma concorrencia desleal entre Maristas e escolas publicas. O grande problema da educação do Brasil é essa, o de formar mão de obra pra elite dominante, ao invés de ser uma educação consciente, que liberta da alienação. Não adianta orar, temos que revolucionar, criticar, estudar mais.

    Cássio Borges.

    ResponderExcluir
  3. O ENEM a cada ano que a prova é aplicada vem se consolidando como pré-requisito para o ingresso em universidades privadas, através do PROUNI. O ENEM se tornou tão importante que agora também é garantia de porta de entrada para universidades públicas federais, através do SISU. O que nos leva a perguntar: o que o MEC pretende com o ENEM? Transformar o ENEM como única forma de entrada e ingresso nas universidades tanto no setor privado quanto no setor público. Futuramente as instituições de ensino superior não aplicará mais vestibulares próprios, e usara o ENEM como única forma de entrada para quem pretende se tornar um acadêmico universitário. Mas isso é bom ou ruim? É uma pergunta muito difícil de se responder, mas o que eu acho é que deveria haver uma verdadeira revolução na educação basica(ensino fundamental e médio),pois de nada adianta abrir vagas para cursos superiores sendo que o índice de analfabetos funcionais é enorme no Brasil, os jovens mal conseguem compreender um simples texto, imagina só quando terão que ler textos de cunho ciêntifico e filosófico exigidos nos cursos universitários. Acho que antes de abrir vagas para o curso superior o governo deveria se preocupar em oferecer uma educação basica de qualidade que leve os estudantes a compreenderem o mundo em se encontram inseridos.

    ResponderExcluir
  4. Não acho o Enem grande coisa, sinceramente. O que são 120 mil ou até 500 mil bolsas para uma população de mais de 100 milhões de habitantes segunda dados do última pesquisa do IBGE? A Universidade Pública está sucateada, e os recursos do Prouni poderiam ser usados pra melhorá-la. Todos os semestres os bolsistas precisam apresentar um atestado de pobreza, tendo de entregar uma lista de documentos de atravessar quarteirões. Prouni é mais uma estratégia do governo Lula, e agora de Dilma, para iludir certas pessoas. O problema desses governos ditos de esquerda é por que defendem apenas medidas que eu classificaria como "curativos sociais".
    Melhorem a universidade pública e extinguam o vestibular que ai sim teremos uma revolução na educação superior.

    ResponderExcluir
  5. ótimo post..principalmente a parte que fala de esmolas chamadas "bolsas"...infelizmente esmola eh tudo o que nosso governo tem pra oferecer, e tudo que o povo brasileiro tem aceitado sem questionar!

    ResponderExcluir
  6. ....Só penso que o ENEM deveria ser apenas para estudantes de escolas públicas sem mediar alunos que estuda um a dois anos em escolas públicas depois de ter estudado a vida inteira no colégio particular para ter vantagem no PROUNI. Essa nova mudança no ENEM com 180 questões tem a vantagem para o público dos leitores que são minímos. E a desvantagem para os que não gostam de ler e não são bons interpretadores.

    ResponderExcluir