quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Brasil do já está tudo bem...

Por Daniel Lacerda

Dia de Sexta, quase no fim da semana. É nesse espírito que começo o dia, juntamente com a vontade de escrever um texto.

Todas as pessoas que me conhecem sabem que eu tenho tendências socialistas, de esquerda para ser mais claro, mas em respeito ao termo "conversa sem bandeiras", vou tentar explicar nesse texto, algo muito interessante aos olhos de todos. Convido o leitor a refletir sobre como era o país em que vivemos antes, e se realmente ouve esse milagre econômico que o governo tanto fala.
Nos últimos dias, o que mais se tem falado na imprensa é a questão da anulação da prova do Enem-exame nacional do ensino médio- aos 3,3 milhões de estudantes que o fizeram. Repórteres que já estavam na África para divulgar a reunião do G-20, onde o presidente Lula Russeff da Silva,
está também discutindo sobre temas financeiros mundiais, aproveitaram a oportunidade para questioná-lo sobre a aplicação de nova prova. Ao que o presidente respondeu: "-Nunca antes foi tão fácil entrar em uma universidade como agora".
Aí que entra a questão: será que estamos vivendo em um "paraíso" chamado Brasil, e esqueceram de nos avisar. Será mesmo que não tem ninguém passando fome, ninguém roubando, enfim, acabaram os problemas que nunca antes foram resolvidos?
Estudos revelam que a inflação, antes incontrolável, foi sanada devido a boa administração financeira dos gastos do país. Isso foi um critério que temos que destacar no governo Lula. Mas e a educação, será que foi mesmo resolvida a questão, e agora temos toda essa facilidade para entrar em uma universidade?
Segundo bolsistas que utilizam o sistema Prouni-programa universidade para todos-todo mês é um grande sofrimento, ter que levar pilhas de documentos, como se tivesse que provar "atestado de pobreza". Depois que está no curso, o estudante passa à ser um "zumbi", pois precisa assumir altos custos com livros e demais materiais. Para isso, precisa de um trabalho, que irá tomar todo o seu dia, e com isso, o estudante tem que se desdobrar para prestar atenção nas aulas pela noite. Imagina só a qualidade de aprendizagem, comparando ele com alguém com melhores condições, que passou o dia todo em casa.
Analisando um item da educação brasileira e da americana, percebemos que desde que o jovem sai da pré-escola, ele já é observado em vários itens. Um deles é sobre o que ele mais gosta de fazer, brincar, e com isso, descobrem sua vocação profissional. Com isso o governo investe nele, porque sabem sua importância para o desenvolvimento econômico do país.
Em outra análise, desmentindo a história do "nunca antes na história desse país", em relação à educação, o governo petista não tem toda essa glória. Muito pouco foi feito desde a mudança do último governo. Se formos pelo menos julgar a questão de escolas técnicas, muito pouco influenciaram, sendo que os jovens tem feito o curso e apenas trabalhado depois, sem a construção de um senso crítico. Isso, uma universidade trabalha bem mais. A intenção do governo tem se mostrado de jogar os jovens para as indústrias, construindo assim mais operários e menos patrões, deixando isso para os filhos da classe A.
O desejo principal não é de ser pessimista ao próximo governo que Dilma administrará. Mas sim de quebrar o mito de que está tudo bem, e revelar que temos muitos estudantes à espera de mudanças, das quais não é difícil fazer.

7 comentários:

  1. Não sou um estudioso da área educacional, mas acho que sou apto a fazer uma critica sobre este tema pela minha experiência pratica.
    quando eu tinha 5 anos minha mãe me matriculou na pré-escola (o vulgo prézinho) numa instituição privada de fácil acesso as camadas sociais mais baixas, La eu só desenhava, pintava, e brincava com a molecada, quando completei 6 anos fui matriculado na 1° serie do ensino fundamental numa escola publica, nesta época eu era igual ao Dep. Federal Tiririca de 30 dia atrás, não sabia ler nem escrever, mas durante esse ano letivo aprendi, ler, escrever e fazer "continha" de somar e subtrair no segundo ano do fundamental nos praticávamos a leitura e a interpretação de texto e alguns aprenderam a fazer "continha de vezes" e de divisão (eu não aprendi) mas beleza na terceira você aprende! Então vamos pra terceira, quarta e quinta serie sempre em escola publica e nessa altura do campeonato aqueles poucos que aprenderam a fazer as "continha de vezes" e de divisão já esqueceram, por que ninguém mais aprendeu então a professora deixou de praticar!!!
    Como se não bastasse todas essas dificuldades, na quinta serie entrou um monte de matérias novas, dividiu ciências pra física e química e ainda tem inglês, o fato e que ate o terceiro ano do ensino médio eu estudei o verbo to be e a única coisa que eu falo nessa língua é the book is on the table.
    No meu humilde ponto de vista esse sistema educacional tem que ser extinto, e necessária a criação de um sistema totalmente novo! Não podemos mais formar pessoas alienadas e incapazes de fazer um calculo matemático! Eu penso que essa reforma tem que ser iniciada como um curso novo em uma universidade, a criança vai entrar no 1° ano letivo e ter ensino de qualidade e ministrado com eficácia e essas turma vão abrindo o novo método educacional brasileiro, ou seja, em mais ou menos 13 anos este sistema formará as primeiras turmas e apartir dai teremos gerações de pessoas com pensamento critico estudando em escolas publicas, gratuitas e de qualidade.

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  2. ótimo post, como disse antes, o Brasil ta acostumado a receber esmolas achando que eh ato de grandíssima generosidade. Enquanto não tivermos um governo que investe a MAIOR PARTE do nosso dinheiro, e não uns milhoesinhos, na educação, não teremos um país de pessoas capazes de transformar a sociedade através de suas idéias!

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  3. Grande Parrião! Primeiramente obrigado pela visita ao blog, vc sabe o carinho q tenho por vc. Sua posição foi muito importante, e seu relato só aumentou a idéia que temos sobre o sistema educacional, forçando assim uma revolução das classes mais baixas.

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  4. Amanda, obrigado por suas leituras fiéis no blog. É de pessoas como vc q esse Brasil precisa, que querem fazer a diferença e falar o que pensam!

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  5. Muito legal seu texto meu amigo Daniel Lacerda!
    O sitema educacional brasileiro está fadado, infelismente, ao fracasso, e é com imenso pesar que digo isso. A maioria das Universidades Públicas do país estão sucateadas, basta vê a UFT, que embora tenha um ótimo corpo docente, apresenta uma péssima infraestrutura. O programa universidade para todos (ProUni)não contempla a maior parte dos estudantes brasileiros que sonham um dia em ingressar nas universidades. E se, por ventura, uma pessoa proveniente de uma classe social economicamente desfavorável, e que sempre estudou em escola pública, consegue ingressar numa universidade, essa pessoa tende a passar por grandes dificuldades durante todo o percurso de sua vida acadêmica, nas leituras de textos ciêntificos e filosóficos, por exemplo. E isso acontece devido a sua má formação escolar, já que o governo não investiu nele, quer dizer, numa educação pública de qualidade. Acho que só depois de um investimento maciço, e na reformulação da estrutura do currículo escolar, que a educação vai realmente formar pessoas pensantes, reflexisas e críticas, isto é, cidadãos de verdade. Vale lembrar, que o modelo de educação que temos hoje é o modelo neoliberal que legitíma o capitalismo, pois forma mão de obra operária para as engrenagens do sistema, e é exatamente por isso que houve uma grande proliferação nos cursos técnicos-profissionalizantes, já que hoje em dia o sistema precisa de mão de obra técnica e especializada, e não de pensadores críticos e consciêntes.

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  6. "olha, sem comentarios,
    ñ tinha parado para pensar sobre isso, com tanta intensidade.
    parabens, ñ me enganei sobre vc, vc é muinto inteligente, um orgulho para a nação"
    ♥♥♥

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  7. Bom dia minha nova leitora Maildes! Obrigado pelos elogios, mas o que faz minha inspiração é o despertar de novas idéias de pessoas como vc. Sinta-se em casa no blog!

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