domingo, 21 de novembro de 2010

O império da beleza frente o capitalismo midiático

Por Daniel Lacerda.
Manhã de Domingo, 21 de Novembro de 2010.

Bom dia. Hoje o blog começa o dia retratando uma idéia que todos os dias nós comentamos, fazemos, usufruimos e integramos. O modelo financeiro nacional, e as influências que constituem suas engrenagens.
Quando foi citado que o sistema capitalista é impulsionado por engrenagens, e que cada um, por menor que seja no sistema, tem sua função para o crescimento de todos, muita gente acha que não. Acha que os pequenos são os pequenos, e que só os grandes tem a força de "tocar" a máquina. Hoje apresentarei algumas idéias, das quais humildemente espero, que abram a cabeça de muita gente.
Com o desenvolvimento tecnológico e intelectual do trabalho, a partir da revolução industrial, a maneira pela qual as pessoas veêm o exercício profissional, foi sendo modificada. Quero dizer, que as pessoas foram sendo "moldadas" pelo sistema, sendo que este apresentou uma forma de vida, em que todos teriam que viver para trabalhar, e assim, os mais bens sucedidos consecutivamente serão os mais felizes. Se você é um operário, tem que ralar e sofrer, para um dia ser um patrão, e aí sim conhecer o lado bom da vida. Pena que muitos morrem e nem chegam a ver isso acontecer.
Mas repare só caro leitor, qual a rotina desses operários? Trabalhar o dia inteiro, e no fim do dia assistir a novela juntamente com a família,certo? E no decorrer da novela, o que acontece com a cabeça desse operário e sua família? Comentarei cada um.
O pai, citado anteriormente, fica imaginando como seria sua vida se fosse aquele grande empresário, que tempos atrás era operário, e por seus grande feitos é o dono da grande compahia. Então passa a trabalhar mais, dando mais lucro para o patrão, para assim ter esperança de chegar nesse grau. Enquanto a esposa fica pensando em ser aquela grande donzela, onde terá lindas amigas que todos os dias irão na sua casa tomar o chá da tarde. O filho, assisti a novela sonhando, em um dia comprar um carro e ser aquele grande galã, que financiado por seu pai, poderá ter todas as mulheres ao seus pés. E a garota, essa talvez seja a mais afetada de todo esse esquema.
Já repararam como as propragandas tem dado enfoque para as mulheres. Como as novelas, comerciais de cerveja, e coisas afins tem mostrado para as mulheres um novo padrão de beleza, onde as mais bonitas e vistosas, são também as mais inteligentes e bem sucedidas? Estamos formando uma sociedade, onde o mais rico e belo, é o lado do bem. Garotas ainda jovens, não tem a inocência de tempos atrás. Começam a ser observadas pelo sistema ainda quando crianças, criando uma idéia de que precisam conhecer o mundo para serem como as da TV. Toda vez que sai um novo penteado, ou um novo estilo de se vestir nas novelas ou em propagandas, vemos no dia seguinte, "réplicas" pelas ruas. Garotas que não estão preocupadas com suas formações intelectuais ou piscológicas, mas sim em suas formações físicas. Mulheres que estão pouco preocupadas em acabar com os antigos preconceitos formados pela sociedade, com idéias que as mulheres tem de estar abaixo de seus companheiros. Pensam que quando estão com roupas mais sexy, ou mais jovens, estão acima dos homens, e que eles tem necessidade de estarem servindo à elas. Quando sabemos que essas mulheres, são as que vítimas da história. A maneira certa de acabar com esse preconceito, não é fazendo a vontade da mídia, exibindo seus corpos.
Esse preconceito só irá acabar, quando conseguimos ver que não há diferença nenhuma para ser ser imposta! Quando enxergarmos que mulheres, são seres que devem ser respeitados e valorizados, das gordinhas ás magrinhas, brancas e negras, altas ou baixas. Que são pessoas inteligentes e fortes, e não objetos de satisfação masculina. E isso deve ser imposto por elas, negando realizar qualquer atitude de desrespeito e aproveitamento da mídia para com elas.

4 comentários:

  1. é isso ai Dani..fora o estereótipo e com ele o preconceito, não somos produtos que podem ser fabricados e vendidos ao mundo e embalagens perfeitas. Eu não preciso ser igual a moça da TV...ninguém deve achar precisa!

    ResponderExcluir
  2. vlw camrada bom trabalho temos q fazer o debate como o povo ! e isso ai

    ResponderExcluir
  3. Odeio aqueles seres ambulantes, que tem o ego infladíssimo.

    ResponderExcluir
  4. VIAVA A "HOMODIVERSIDADE" NÃO ESTOU DIZENDE DE ORIENTAÇÃO SEXUAL, SOU FALANDO DA "DIVERSIDADE HUMANA".

    NÓS TEMOS A MANIA DE DIZER: "ESSE CARA É FEIO" OU "NOSSA COMO É GORDA" OU "COMO O CARA É CAFÉ" OU "ESSA MOÇA TÁ COM ESTRIAS"

    SOMOS MANIPULADOS PELA MIDIA GLOBAL.

    VEJA MEU VIDEO http://www.youtube.com/watch?v=GbFpt1jJIfI&feature=channel_video_title

    PARABÉNS PELAS IDEIAS!

    ResponderExcluir