domingo, 24 de outubro de 2010

O Brasil que mostra sua cara

Por Daniel Lacerda

Pediram que eu falasse em torno de eleições, 2° turno, e ao mesmo tempo, que eu fale sobre o "ser humano".

Como tenho ficado espantado com o quanto temos nos "atrapalhado" no decorrer da história. O que sempre tivemos por padrão, foi que existem ricos e pobres, brancos e negros, diferenças gerais. Tivemos muitos pensadores, de diversas culturas, que tiveram por idéia, que não tinha lógica a existência dessa diferença. Como exemplo tivemos Karl marx, Engels, Che Guevara, etç. Mas o que aconteceu foi que apesar de tudo, a sociedade pra quebrar essa corrente, teve nesse ensaio, várias revoluções e guerras de idéias. Exemplo claro foi a revolução francesa, onde a direita (Rei, clero e alta burguesia), tinha todos os previlégios acima da classe operária e camponesa que sutentáva-os, bancando seus luxos. Como estavam cansados de tal abuso, resolveram "virar de cabeça-pra-baixo" o país. Quebraram lojas, empresas, fábricas, e até mataram o rei.

O que chamou a atenção no contexto, foi que nessa época surgiram os termos "direita x esquerda". Os da direita, apoiando o capitalismo e ao rei, usufruiam de todo o lado bem sucedido da nação. Os da esquerda, apoiados por idéia de revolução, ou por idéias de revolta pessoal, resolveram destruir todo o território françês.
Mas hoje, como está a questão entre direitistas e esquerdistas? Será que os da esquerda são os mesmos operários revolucionários de antes?
Em uma música chamada "Toda forma de poder", dos Engenheiros do Hawaii, canta-se:
"-E eu começo achar normal que algum boçal atire bombas na embaixada(...) Toda forma de poder é uma forma de morrer por nada."
E aí? O que diz um jovem militante, que coloca uma camisa do Che e sai pela rua dizendo que o PT é o tal, e que Dilminha é revolucionária?
O blog não tem intuito de manchar a figura pública de Dilma. Mas o que quero dizer, e que se não só a Dilma, mas o partido no geral, vestisse a camisa vermelha, e fossem para as ruas fazer o que o povo quer, e ao invés de dar assistencialismo, proporcionar ao cidadão formas para que ele estude e pense, aí sim seriam verdadeiros socialistas! Afinal, qual é a deles, assumir o governo, dizer que querem ver os abortos sendo realizados legalmente, e depois que a maioria reprova, se transformam em contrários? Aborto é errado sim, mas defendam suas idéias já que assim o dizem.
Enquanto o tucano José Serra, do qual partido não tenho o mínimo de afeição, em seus debates, transforma em um campo de coitadisse. Isso mesmo, já repararam que há tempos não vemos propostas interessantes em horários eleitorais? Vemos apenas ataques e defesas, o Serra mocinha indefesa e a Dilma pobre coitada.
Em meio a tudo isso, vemos uma juventude marcada pelo abandono psicológico. Não se tem uma preocupação para com os jovens, sendo que a saída da nova geração são festas, bebida, drogas, mulheres e músicas sem fundamento. Se vê pelas ruas ritmos para dançar, com frases imorais, mulheres dançando sensualmente, garotos de baixa idade em horas elevadas da noite pelas ruas participando disso.
Onde estão propostas para isso no discurso dos dois candidatos. Onde disseram o que realmente deve ser feito em relação ao aborto? E em relação aos homosexuais, o que devemos fazer para acabar com a negligência pública em relação à eles?
Só resta a quem ainda tiver personalidade e atitude, tomar decisões nesse país. Até lá os menores vão ficando no vazio, esperando algo acontecer, enquanto a juventude fica vendo a maré os levar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário