sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Opiniões para ter uma bandeira

Por Daniel Lacerda
Manhã de Sexta, 08 de Outubro de 2010

Opiniões sem bandeiras à defender. Essa é a idéia que tive nesta manhã, antes mesmo de sair para trabalhar, onde fui com a idéia de uma pequena pausa na labuta, para escrever algo. Mesmo quando tentei falar nessas idéias de "falar sem fanatismo, sem defender nada", tive minhas próprias idéias para defender!
O ponto que quero chegar, é uma questão simples de dizeres. Convido o leitor à pensar, é o que anda fazendo de seus pensamentos. O que o leitor anda levando como estilo de vida, como modo de viver. Sinceramente, qual armadura vestimos todos os dias e defendemos?
Temos por forte exemplo a questão das ruas em dia de eleição. Na cidade de Palmas-TO, Todas as ruas, Todas mesmo, estavam tomadas de panfletos de candidatos. E não eram em pequenas quantidades, eram Toneladas de papel, coisa difícil de acreditar. Você via as ruas praticamente brancas. Quando saí de casa para ir a minha seção eleitoral, notei que havia muitos papéis jogados por funcionário de um gabinete de um candidato que muito defendia o meio ambiente em seus discursos. Percebeu? Temos uma idéia pré-estabelecida de formar perante a sociedade o que é errado, mas nunca percebemos nossas manias erradas.
Caro leitor, todos os dias você sai pela rua e vê a mesma coisa. Supermercado para comprar, Hospital para medicar, Político para mentir. A sociedade não sai desse patamá desde que se tornou sociedade! Não falo isso em tom de revolução, ou coisa parecida. Falo isso em tom de uma nova ideologia de visão. Temos que começar à pensar no que tem acontecido, no que temos feito. Temos visto pelas ruas um museu de grandes novidades.
O incrível é a capacidade dos jovens em assumir personalidades. Tínhamos, décadas atrás, uma juventude que lutava, custe o que custar, por uma nova forma de sociedade, talvez não a ideal, mas queriam mudanças. Agora temos jovens, não em sua totalidade, que idolatram outros garotos que vivem uma espécie de " A melhor banda de todos os tempos da última semana".
Temos então que nos refugiar em uma personalidade fixa. Digo isso no sentido de que cada um tem que ter uma idéia já formada. Por exemplo esse cronista, eu mesmo, tenho minha ideologia formada no caminho evangélico. Sou Cristão e acredito ser o único caminho que agrada a Deus. Mas essa é uma idéia que eu defendo, e acredito, e tenho bases para defendê-la. Agora como pode alguém não saber quem são os criadores de seu modo de personalidade. Sabe um jogador de futebol a história do esporte? O pior são os que nem mesmo sabem o que são, ou que vão ser, ou mesmo o por que de ser. Se vivem felizes, parabéns, mais se não estão satisfeitos, parabéns também, agora vão e busquem o conhecimento.
Não nos vangloriemos com o que temos, ou somos, mas agradeçamos a Deus por sermos, e nos enriqueçamos da força maior, a sabedoria do existir.

2 comentários:

  1. Parabéns pela linguagem simples e direta.até hoje(sábado,dia 09/10/10)as ruas AINDA estão lotadas de "santinhos" e outros papéis eleitorais,e o erro é de muitos que não tiveram fundamento educacional que ensinasse que lugar de lixo é no lixo,até mesmo as autoridades não respeitam o meio ambiente.
    Faço eu aqui um apelo à sociedade em geral:
    "TENHAM EDUCAÇÃO,É DINHEIRO PÚBLICO,MAS NÃO PRECISA SER JOGADO NO LIXO COMO ÁGUA ESCORRENDO PELO RALO,ENSINE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BOAS MANEIRAS PARA ESSAS CRIANÇAS E JOVENS QUE SÓ SABEM ASSISTIR PROGRAMAS QUE NÃO ACRESCENTAM NADA,OUVIR MUSICAS DE PÉSSIMA QUALIDADE E USAR DROGAS."

    ResponderExcluir
  2. Ô linda, muito obrigado pelas palavras e o acesso que vc tem aos textos do blog, e não se esqueça, converse sem bandeiras, sempre!

    ResponderExcluir